quinta-feira, 21 de março de 2013

UM CERTO BESOURO MANGANGÁ


             ***A HISTÓRIA PEDE PASSAGEM***
                                     UM CERTO BESOURO MANGANGÁ
************************************************************************************** 

    Manoel Henrique Pereira (Besouro Mangangá) - Iêê capoeira...Salve Besouro! apresento agora o mais famoso capoeira de todos os tempos. Deixou o seu nome na história e permanece na memória de todos os praticantes da capoeira do mundo tornando-se o maior mito da capoeira até hoje chega-se até duvidar da sua existência. Eu ainda era criança, e no interior em que nasci, ouvia os mais velhos contar histórias de homens com poderes sobrenaturais, homens que conheciam e sabiam as coisas do feitiço e da mandinga. Certa vez meu pai ainda lembro; sentado na sala de jantar à noite sob a luz do candeeiro, começou a contar: Havia um policial na cidade de Paulo Jacinto minha cidade natal, que certa vez cometeu um crime e por razão deste, desertou da polícia e passou a ser procurado vindo a se esconder no povoado do sítio Olho D'Água. Um certo dia, a polícia em constante busca veio a localiza-lo e efetuar a sua prisão. Nesse dado momento, estando ele em casa não houve tempo para a sua fuga, pois a polícia invadiu a sua casa sem ordem de busca ou coisa assim, nessa época não existia e não existe até hoje tal procedimento por àquelas bandas do sertão do estado de Alagoas. Tendo a polícia invadido por volta das 21:00 horas a casa de taipa e revistado todos os lugares, nada encontrou, apenas em cima da cama um saco de estopa. Caros amigos capoeiras, essas são partes de algumas histórias ouvidas e contadas até hoje em lugares distante das cidades grandes onde apenas o dinheiro e o progresso é a parte mais importante de tudo. 
      - Ouvia estas histórias e ficava intrigado imaginando como podia alguém em apuros se tansformar em objetos, animais, tocos, poças d'água etc. A exemplo disso, a história a lenda, remonta um personagem nascido na cidade de Santo Amaro da Purificação no estado da Bahia no ano de 1885, Manoel Henrique Pereira, vulgo (Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro). Besouro foi um praticante da capoeira em um período anterior ao de mestre Pastinha e mestre Bimba. Besouro era também chamado de" Besouro Cordão de Ouro" por seus companheiros, entre os quais estavam Paulo Barroquinha, Boca de Siri, Doze Homens, Noca de Jacó, Canário Pardo, Piri Piri, Juvenal, Bemol do Correio, Pedro Mineiro dentre outros.
        Certa vez diz a lenda, Besouro se viu encurralado por uma dúzia de policiais e estando ele sem saida, abriu os braços e neste momento transformou-se num besouro e saiu voando. Razão esta que por esse acontecimento recebeu o apelido de "Besouro Mangangá."


Por mestre Irapuru HISTORIADOR DA CAPOEIRA; arauto do clã dos Palmares pesquisador de História, e História Geral.

          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário