segunda-feira, 25 de março de 2013

*******DOIS HOMENS, DOIS DESTINOS*******

               WALDEMAR SANTANA *** O DESAFIO***
                **********************************
     WALDEMAR SANTANA, FOI UM LUTADOR DE JIU-JITSU, CAPOEIRA E VALE TUDO QUE JUNTO COM A FAMÍLIA GRACIE, AJUDOU A DIFUNDIR AS LUTAS ESPORTIVAS PELO BRASIL, PRINCIPALMENTE JIU-JITSU E VALE TUDO.


  A HISTÓRIA

     ORIGINALMENTE WALDEMAR SANTANA TRABALHAVA NA ACADEMIA DA FAMÍLIA GRACIE. CERTO DIA, APÓS VÁRIOS ANOS COM OS GRACIE, FOI CONVIDADO PARA FAZER UMA LUTA NUM ESQUEMA TRADICIONALMENTE CONHECIDO COM TELECATCH, LUTA LIVRE PATROCINADA PELA REDE DE LOJAS IMPERATRIZ DAS SEDAS ONDE AS LUTAS ERAM ARMADAS. MESTRE HÉLIO NÃO PERMITIU QUE WALDEMAR LUTASSE, E FOI ASSIM QUE ELES SE SEPARARAM. EM RAZÃO DESSE DESENTENDIMENTO, WALDEMAR SANTANA DESAFIOU MESTRE HÉLIO PARA UM VALE TUDO... MESTRE HÉLIO ACEITOU!

O DESAFIO COM MESTRE HÉLIO GRACIE


A GRANDE LUTA DO SÉCULO, A BATALHA SANGRENTA: DOIS HOMENS, DOIS DESTINOS E DUAS HISTÓRIAS.
AMBOS ENTRARAM NO RINGUE DE KIMONO, MESMO A LUTA SENDO NAS REGRAS DO VALE-TUDO, WLDEMAR SANTANA 25 ANOS, 94 KG, HÉLIO GRACIE 44 ANOS, 64KG. A LUTA TEVE DURAÇÃO RECORDE PARA UM VALE-TUDO, DE 3 HORAS E 45 MINUTOS. MUITO MAIS PESADO E MAIS FORTE, WALDEMAR SANTANA FICOU A MAIOR PARTE POR CIMA CASTIGANDO HÉLIO GRACIE DE DENTRO DA GUARDA, MAS HÉLIO VALENTE; E O LUTADOR MAIS TÉCNICO DO JIU-JITSU DA HISTÓRIA RESISTIU BRAVAMENTE ATÉ QUE JÁ EXTENUADO, FOI ERGUIDO ACIMA DA CABEÇA POR WALDEMAR E ARREMEÇADO AO TABLADO. COM O SEU REFEXO COMPROMETIDO PREJUDICADO PELA EXAUSTÃO, HÉLIO DEMOROU MUITO TEMPO PARA GIRAR E SE DEFENDER, FOI QUANDO WALDEMAR ACERTOU UM GOLPE EM CHEIO NO SEU ROSTO FAZENDO-O APAGAR, E ASSIM VENCENDO A LUTA POR KNOCK-OUT. SE TORNANDO O PRIMEIRO E ÚNICO LUTADOR A NOCAUTEAR O SEU GRANDE E ETERNO MESTRE HÉLIO GRACIE. ATÉ HOJE A CENA É LEMBRADA EM TOM DRAMÁTICO POR QUEM A PRESENCIOU. ENQUANTO HÉLIO ERA RETIRADO DO RINGUE CARREGADO POR SEU IRMÃO CARLOS GRACIE, SEUS SOBRINHOS CARLSON, RÓBSON E ALGUNS AMIGOS, ALUNOS E ADMINISTRADORES DA FAMÍLIA GRACIE, AINDA ATÔNITOS SE AGITAVAM, DISCUTIAM COM OS POUCOS DEFENSORES DE WALDEMAR E O GINÁSIO DA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS (ACM) SE TRANSFORMOU EM UM BARRIL DE PÓLVORA PRESTES A EXPLODIR. NÃO FOSSE A INTERVENÇÃO DA POLÍCIA MILITAR, O GINÁSIO DA ACM PODERIA TER DADO LUGAR A UMA VERDADEIRA BATALHA CAMPAL. OS GRACIE NÃO DEIXARAM BARATO E O DESAFIO LANÇADO POR CARLSON GRACIE E WALDEMAR, AINDA QUANDO SEU TIO HÉLIO ERA SOCORRIDO NO RINGUE SERIA LEVADO A CABO SEIS MESES DEPOIS DA LUTA DO SÉCULO. COMEÇAVA ALI UMA RIVALIDADE ENTRE OS GRACIE E OS SANTANA QUE DURANTE ANOS ALIMENTARIA O NOTICIÁRIO ESPORTIVO.

A REVANCHE COM CARLSON GRACIE

A IDEIA DA FAMÍLIA GRACIE ERA FAZER UM VALE-TUDO ENTRE CARLSON GRACIE E WALDEMAR PARA LAVAR A HONRA DOS GRACIE, MAS DEPOIS DA REPERCUSSÃO DO CONFRONTO NA (ACM) NÃO HOUVE ESPAÇO PARA ISSO. O VALE-TUDO ANDAVA PROIBIDO JÁ NA ÉPOCA DA LUTA ENTRE HÉLIO E WALDEMAR. APÓS O COMBATE, BOA PARTE DA IMPRENSA CLASSIFICOU O COMFRANTO COMO SELVAGERIA E AS AUTORIDADES PROIBIRAM DE VEZ EVENTOS DO GÊNERO NO RIO DE JANEIRO. COM O VALE-TUDO PROIBIDO, A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA COLOCAR CARLSON E WALDEMAR FRENTE A FRENTE FOI PROMOVER UM DESAFIO DE JIU-JITSU.

MAS A LUTA ERA TÃO ESPERADA QUE O CONFRONTO FOI REALIZADO NO MARACANÃNZINHO LOTADO EM NOVEMBRO DE 1955, SEIS MESES APÓS A DERROTA DE HÉLIO. PARA DECEPÇÃO DAS 30 MIL PESSOAS QUE LOTARAM O GINÁSIO, NÃO HOUVE VENCEDOR CARLSON APESAR DE MAIS TÉCNICO NÃO CONSEGUIU SUPLANTAR A SUPERIORIDADE FÍSICA DE WALDEMAR E APÓS CINCO ROUNDS DE 10 MINUTOS, O EMPATE FOI DECRETADO. A DESFORRA SO VIRIA EM JULHO DE 1956.

A DESFORRA

A DESFORRA SÓ VIRIA EM JULHO DE 1956, NOVAMENTE COM UM MARACANÃNZINHO LOTADO. DESTA VEZ FOI VALE-TUDO, JÁ QUE O VETO CONTRA A MODALIDADE HAVIA SIDO REVOGADO. CARLSON DESTA VEZ NÃO DESPERDIÇOU A OPORTUNIDADE DE VINGAR SEU TIO E BATEU PARA VALER EM WALDEMAR. TANTO QUE AOS 9' E 20'' DO 4º ASSALTO, O LEOPARDO NEGRO ACABOU DERROTADO POR NOCAUTE TÉCNICO. A VITÓRIA DE CARLSON SOBRE WALDEMAR LAVOU A HONRA E A ALMA DOS GRACIE E DEU ORIGEM A UMA EPOPÉIA QUE SE ARRASTARIA POR LONGOS ANOS DE CONFRONTOS.

ESTA É UMA PEQUENA PARTE DA HISTÓRIA DOS GRANDE LUTADORES QUE NOSSO PAÍS JÁ TEVE. DE UM LADO UM CAPOEIRISTA E  DO OUTRO UM GRANDE MESTRE DA ARTE DO JIU-JITSU MUNDIAL QUE EM OUTRA OPORTUNIDADE TERMINAREI.


POR (MESTRE YRAPURU DZ) ARAUTO DO CLÃ DOS PALMARES PESQUISADOR DE HISTÓRIA, HISTÓRIA GERAL E HISTORIADOR DA CAPOEIRA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário